sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

RELEASE MARCELO TAYNARA Atualizado em 23/05/2017


Marcelo Taynara cantor,  compositor, arranjador e instrumentista nasceu em Conceição das Alagoas, Minas Gerais. Autodidata, iniciou-se na música aos dez anos de idade, tocando bateria e cantando em bandas de bailes, viajando por grande parte do Brasil e da América Latina.
.
 Muda-se para Uberaba no ano de 1989 e após vários trabalhos em bares e estúdios, inicia seu belíssimo trabalho de composição.  Suas músicas trazem  elementos de sua descendência negra e indígena, a influência do clube da esquina, do Congado e das diversas tendências da música contemporânea e folclórica. Suas raízes são representadas também em imitações, com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras bichos silvestres e outros sons da natureza e de percussão, o que se tornou uma marca peculiar do artista. “São músicas  simples, ternas e cuidadosamente elaboradas, ressaltando a pureza das intenções e a urgência de se adotar o sentimento como bússola da vida.”
Expande suas composições pelo Brasil. Apresenta-se em Belo Horizonte, no programa Arrumação de Saulo Laranjeira, exibido na TV Alterosa, SBT. Lança seu primeiro  CD,A COR DE MINAS”. Em São Paulo, apresentou-se no programa Flasch, de Amauri Junior, na TV Bandeirantes.  Depois de excursões com o show: A Cor de Minas, Marcelo Taynara participou de vários laboratórios de percussão.
 Taynara transfere-se para Belo Horizonte, onde reside  por cinco anos ,dividindo palcos com vários artistas mineiros, destacando-se na abertura da Eco Latina 2001, ao lado de Dércio Marques, Daniela Lasálvia, Kátya Teixeira e Guê Oliveira, no palco do Minas Centro. Participa de vários festivais pelo Brasil. Dentre eles, o da Conexão Telemig Celular de Música ao lado do Duo Mel. Atua como ator e cantor na peça Natividade da Trupe:  Fábrica dos Sonhos, na Praça do Papa (BH).
. Marcelo Taynara retorna  para Uberaba
Atuou no filme:  Entidades(2009), do diretor  Fábio Ramalho.  Foi argumentista do documentário: Os Tambores De Treze De Maio, de Tobias Ferraz.  Algumas de suas músicas fizeram parte da trilha sonora do premiado documentário: Vila Dos Operários, de Michelle Parron e Marília Cândido  ...,
Taynara   circula pelo premiado:  ”Dandô - Circuito De Música Dércio  Marques”, elaborado pela cantora paulista Kátya Teixeira, contemplado em 2014 com o “Prêmio Brasil Criativo” do governo federal, na categoria “Música”, como o melhor projeto de circulação e divulgação de  artistas independentes do país. Marcelo  Taynara é coordenador  do Dandô na cidade de Uberaba MG.
DISCOGRAFIA
·         CD: A COR DE MINAS(Agosto de2000)
·         CD: SETE COLINAS, em 2001, parceria com o violonista Sérgio Ramos.
·         CD: PILÃO MARCADO,2005, gravado  em estúdio, com a participação especial de: Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Emilio Victtor, Dercio Marques, Denílson Mabuzzy, Léo Diniz e o guitarrista de jazz  norte americano  Ralph Pritikin Warren.
·         CD : PILÃO MARCADO,2010, gravado ao vivo no Teatro Sesiminas Uberaba
·         DVD: CANTOS E CONGOS,2012, ao vivo no Teatro Da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, BH.
·         DVD: PILÃO MARCADO,2013,participação: Sérgio Ramos, Arthur Mota, Davi Negão, Aulete Maia e André Fernandes.
·         . CD:  PRETINHA,2014, produzido por Jonas Pheer ,   participação especial:   Toi Rap, Mc Gugu e Marboy.
·         CD: MARCELO TAYNARA E BANDA OUTUBRO,2014.gravado ao Vivo na Praça Da Concha Acústica , Uberaba MG.
PARTICIPAÇÃO EM OUTROS TRABALHOS
·         CD: DANDÔ,2015
·         Participação em CDs  de outros artistas: Sérgio Ramos, Ricardo Morais. Emílio Victtor, Paulinho Pedra Azul, Cardo Peixoto, Sol Bueno e outros.
·         Participação em cantorias de: Elomar, Pereira da Viola, Belchior, Geraldo Azevedo, 14 Bis, Roberto Corrêa, Paulinho Pedra Azul, Dércio Marques, Emilio Santigado, Lenine, Tita Parra, João Arruda, Valdir Verona, GianCarlo Borba, Èrick Castanho, Luiz Salgado, André Salomão, Sidnei Sales (Tarancón), Amauri Falabella, Nádia Campos, João Bá, Victor Batista, Isabella Rovo, Pedro Váz, Cabocla Inês, Sol Bueno, Alexandre Bianchini, Ricardo Rodrigues, Cardo Peixoto, Grupo Trilhos, Banda Bala De Troco, Toninho Horta e Pernambuco do Pandeiro.
·         Participação em júri de festivais: Monte Carmelo, Uberaba.
·         Participação atual:  Projeto Dandô-circuito de música Dércio Marques.
·         Alguns shows: Biblioteca Monteiro Lobato (Guarulhos SP), Recantico (Caldas MG), Centro Cultural Casarão (Campinas SP), Iluminati espaço cultural (Pará De Minas MG), Espaço Cultural Oratório (Belo Horizonte MG), Casa da Cultura (Araguari MG),  Casa Da Cultura Brasília (Brasília DF), Oficina Cultural Geppetto (Goiânia GO), Teatro de Pirenópolis (GO), Parque Vicentina Aranha (São José Dos Campos SP), Centro Cultural Pasquale Marchese (Pedro Osório RS),  Sala de Cinema do Centro de Cultura (Caxias Do Sul RS), ADUFPEL Associação Dos Docentes da Universidade de Pelotas (Pelotas RS), Auditório Municipal Joaquim Grizzon (São Marcos RS), Auditório de Música da FURG Universidade Federal do Rio Grande do Sul(Rio Grande RS), Auditório da escola Èrica Marques (Terra de Areia RS) CCEV Centro Cultural Érico Veríssimo (Porto Alegre RS), Auditório Ivo Stein (Soledade RS), CTG Centro de tradições Gaúchas Minuano (Herval RS) Clube Trevo Da Sorte (Maquiné RS).

Marcelo, o Taynara, é também professor de música, e realiza oficinas de sons, instrumentos, folclore por todo o Brasil. Seu talento  é reconhecido por todos os seus companheiros de músicos e por todos os lugares por onde se apresenta deixa as marcas de sua bela voz, sua  percussão diferenciada e de nossas raízes, sem deixar também de  mostrar a nossa  melhor música popular brasileira.

Contatos: Cantos e Congos Produções 

+ ( 55 ) 34 3332-5935
+ ( 55 ) 34 98857-0983



Um comentário:

Janice Lopes disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA DE COLOCAR SEU TRABALHO NA INTERNET, ONDE PODE SER VISTO POR UM PÚBLICO MAIOR. SEI QUE TEM UM JEITO DE COLOCAR UM CLIP, NÃO SEI É COMO...
PERGUNTE PRÁ ALGUM FERA EM COMPUTAÇÃO E VEJA COMO É.
PAZ E LUZ PRÁ TI!!!!!!
Janice Lopes